COMPORTAMENTO UTILITÁRIO/HEDÔNICO DO CONSUMIDOR TECNOLÓGICO: E-COMMERCE COMO AMBIENTE DA ESCOLHA

Agenilson Jonatan Corrêa dos Santos, Emilio Jose Montero Arruda Filho

Resumo


Este estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre a preferência dos consumidores via internet, focando em produtos tecnológicos integrados de acordo com características utilitárias e hedônicas / sociais no uso da ferramenta e-commerce. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa quantitativa através da criação de cenários em uma matriz 2x2 (marca alta/baixa x preferência hedonista/utilitarista), tendo, portanto quatro questionários com diferentes cenários e as mesmas indagações, onde cada respondentes teria acesso a apenas um questionário. O objeto de estudo para análise foi o dispositivo de leitura digital conhecido com e-reader, o qual integra diversos serviços e dispositivos em sua estrutura convergente. O estudo propõe que quando se aumenta a integração de serviços, aumenta-se o valor hedônico e utilitário dos produtos em compras realizadas via e-commerce, complementando com a predição de uso, a qual deverá aumentar com a percepção de diversão no processo de compra e do tipo de produto.


Palavras-chave


E-commerce, valor hedônico, utilitarismo, predição de uso, produtos integrados.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N2ART2121

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2