COMPORTAMENTO UTILITÁRIO/HEDÔNICO DO CONSUMIDOR TECNOLÓGICO: E-COMMERCE COMO AMBIENTE DA ESCOLHA

Autores

  • Agenilson Jonatan Corrêa dos Santos do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico – GPmkt, (UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA).
  • Emilio Jose Montero Arruda Filho UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N2ART2121

Palavras-chave:

E-commerce, valor hedônico, utilitarismo, predição de uso, produtos integrados.

Resumo

Este estudo tem como objetivo realizar uma análise sobre a preferência dos consumidores via internet, focando em produtos tecnológicos integrados de acordo com características utilitárias e hedônicas / sociais no uso da ferramenta e-commerce. Para tanto foi desenvolvido uma pesquisa quantitativa através da criação de cenários em uma matriz 2x2 (marca alta/baixa x preferência hedonista/utilitarista), tendo, portanto quatro questionários com diferentes cenários e as mesmas indagações, onde cada respondentes teria acesso a apenas um questionário. O objeto de estudo para análise foi o dispositivo de leitura digital conhecido com e-reader, o qual integra diversos serviços e dispositivos em sua estrutura convergente. O estudo propõe que quando se aumenta a integração de serviços, aumenta-se o valor hedônico e utilitário dos produtos em compras realizadas via e-commerce, complementando com a predição de uso, a qual deverá aumentar com a percepção de diversão no processo de compra e do tipo de produto.

Biografia do Autor

Agenilson Jonatan Corrêa dos Santos, do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico – GPmkt, (UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA - UNAMA).

Mestre em Administração pela Universidade da Amazônia - UNAMA, Bacharel em Administração pela UNAMA. Pesquisador Associado do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico – GPmkt (UNAMA).

Emilio Jose Montero Arruda Filho, UNIVERSIDADE DA AMAZÔNIA

Doutor em Marketing para Estratégia de Empresas pela Università Degli Studi Di Bergamo, Itália. Professor Stricto Sensu da Universidade da Amazônia. Pesquisador e Coordenador do Grupo de Pesquisa em Marketing Tecnológico – GPmkt (UNAMA).

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Publicado

07/10/14

Edição

Seção

Artigos