Proposição de um modelo interativo de análise da formação e gestão das alianças estratégicas

Autores

  • Fábio da Silva Viana Centro Universitário UNA
  • Gustavo Quiroga Souki Centro Universitário UNA
  • Georgina Alves Vieira da Silva AB Consultores Associados Ltda
  • Múcio Tosta Gonçalves Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2015V14N2ART2106

Palavras-chave:

Aliança estratégica, Teoria da dependência de recursos, Teoria da economia industrial, Teoria das estratégias colaborativa e Metatriangulação

Resumo

Visando a complexidade da análise da formação e gestão das alianças estratégicas empregando somente uma abordagem teórica, esta pesquisa teve como objetivo principal identificar a complementaridades entre as teorias da dependência de recursos, da economia industrial e das estratégicas colaborativas na busca da proposição de um modelo interativo para análise de suas formações e gestões. Como estratégia de pesquisa, utilizou-se a técnica de metatriangulação. Após o intenso levantamento da revisão da literatura das três teorias, foi possível identificar a partir das nuances de cada uma seus pontos de convergências e de divergência.  Dentre os principais resultados alcançados, identificou-se que: com o modelo interativo de análise sugerido foi possível enfocar distintos aspectos organizacionais, utilizando as teorias de maneiras e formas complementares.

Biografia do Autor

Fábio da Silva Viana, Centro Universitário UNA

Graduado em Administração pela Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais (2011). Mestre Profissional em Administração pelo Centro Universitário UNA (2013), Professor na Faculdade Pitagoras no curso de Ciências Contabeis. Experiência na elaboração de orçamentos empresariais anuais (Budget anual), utilizando como variareis fatores econômicos, mercadológicos, capacidade de produção e outros. Acompanhamento mensal do comparativo Budget x Actual (orçado x real) para encontrar divergências e buscar revisões para ajustar o orçamento anual (Forecast). Experiência na criação e aperfeiçoamento de relatórios gerenciais e operacionais com vistas a aperfeiçoar os fluxos para melhor atendimento dos objetivos organizacionais voltados para melhoria continua. Conhecimentos no desenvolvimento de relatórios Flash Report (informações sobre a liquidez, rentabilidade e eficiência da empresa, este relatório é apresentado em um formato curto, para ser lido rapidamente para obter uma visão geral do status atual da empresa).Experiência na aplicação de métodos, técnicas e ferramentas voltadas para melhoria continua como PDCA, SEIS SIGMAS, ESPINHA DE PEIXE, DIAGRAMA DE DISPERSÃO e 5S. Conhecimentos no desenvolvimento de plano de negócios, estudos socioeconômicos, Plano de viabilidade financeira, plano de marketing e pacote office avançado.Experiência nas áreas administrativas, financeiras e contábeis. Realizando atividades referentes a controles administrativos (contas a pagar, Contas a receber e cobrança), financeiros (fluxo de caixa), contábeis, conciliação bancaria, fechamento de ponto de funcionários, fechamento de folha de pagamento, relatórios gerenciais, pagamentos, cobrança, fatura, negociação, atendimentos a clientes, fornecedores em geral e Experiência em CSC (Centro de Serviços Compartilhados).

Gustavo Quiroga Souki, Centro Universitário UNA

Gustavo Quiroga Souki concluiu o doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras em 2002. Atualmente é Professor do Curso de Mestrado em Administração e de Cursos de MBA do Centro Universitário UNA. Além disso, é Diretor da DataConsumer - Centro de Pesquisa Avançada. Foi professor do Curso de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade Fumec e professor visitante na University of Birmingham (Inglaterra). Publicou 31 artigos em periódicos especializados e 94 trabalhos em anais de eventos científicos. Possui 4 livros publicados e 3 capítulos em livros organizados por outros autores. Desenvolveu 5 softwares, orientou 26 dissertações na área de Administração e orienta atualmente 6 estudantes de mestrado em Administração. Participou de 67 bancas em cursos de mestrado ou doutorado. Recebeu 2 prêmios pelo desenvolvimento de softwares e como melhor artigo apresentado no 5º Congresso Latino-Americano de Varejo (CLAV 2012). Atua na área de Administração, com ênfase em Marketing, Estratégia e Agronegócios. É pesquisador e consultor de empresas como: Sebrae, Cemig, Lafarge S/A, Assespro-MG, Fiat Automóveis S.A., Sistema Fiemg, Concessionária Recreio, Concessionária Mila, SICOOB Crediminas, SICOOB Vivamed, SICOOB Credicampo, Federação da Agricultura do Estado de Minas Gerais (Faemg), INAES, Tim, Construtora Odebrecht, Fead Minas Centro de Gestão Empreendedora, Faculdade Arnaldo, Number One, Amipão, RC Comunicação, Agência Click, Ímpar Comunicação Estratégica, Staff de Publicidade, Grupo Séculus, Royal Golden Tower Apart Hotel, Cooprav, entre outras.

Georgina Alves Vieira da Silva, AB Consultores Associados Ltda

Graduada em Psicologia pela Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais; Mestre em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (1985). Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2002). Foi professora colaboradora do Mestrado em Administração da Fundação João Pinheiro, Professora convidada do Mestrado Profissional em Administração da Pontificia Universidade Católica de Minas Gerais (2002 e 2003); professora do Mestrado Profissional em Administração da FEAD Minas (2004 a 2008). Professora convidada para o Programa de Mestrado do ISPU (2004) em Moçambique. Professora titular de Mestrado Profissional em Administração do Centro Universitário U N A (2009 em diante), 40 horas. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Organizações complexas . Especialista em Gestão de Mudança, Identidade, Novos Modelos de Organização e Gestão. Consultora de grandes grupos empresariais como Grupo Fiat, IVECO, CNH, FIASA (Fiat Automóveis S A), Vale, Ferrovia Centro Atlântica, Cemig, Outotec, Esab, Eutetic, GE, Rio Tinto, Oi, empresas nacionais como Usiminas, Labtest, Newcom, VOGBR, Seriana, Solution, Análise Estratégica, Localiza e organizações públicas como a FUNDEP, Ministério do Desenvolvimento Social. Foi Diretora da DBM Brasil Regional Minas Gerais no período 2007/2009. Diretora da AB Consultores Associados Ltda 1988 a até a data. Conselheira de várias empresas. Palestrante convidada para eventos.

Múcio Tosta Gonçalves, Universidade Federal de São João Del-Rei, Campus Sete Lagoas

Possuo graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990) e doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001). Atualmente sou professor do Bacharelado Interdisciplinar em Biossistemas, Campus Sete Lagoas, da Universidade Federal de São João Del Rei -UFSJ. Tenho experiência nas áreas de Economia e de Sociologia, com ênfase em Desenvolvimento e Agricultura, em especial em temas da sociologia rural (desenvolvimento rural e trabalho assalariado) e de estratégia empresarial.

Downloads

Publicado

17/06/15

Edição

Seção

Artigos