Intenção de Compra de Luxo Online

Autores

  • Vanessa Iglesias Salinas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N3ART2096

Palavras-chave:

Consumo online, Luxo, Intenção de Compra Online, Confiança, Risco Percebido

Resumo

O estudo tem como objetivo compreender a intenção de compra de luxo online por consumidores brasileiros. Primeiro, por meio de uma revisão de literatura, foram identificados construtos que poderiam afetar o consumo de luxo online, como risco percebido, confiança, qualidade do site e imagem da marca. Em seguida, hipóteses foram testadas via equações estruturais com dados colhidos em uma survey envolvendo 216 consumidores. Por fim, os resultados indicam efeitos diretos e positivos da imagem da marca e da qualidade do site sobre a confiança, além de efeitos do risco percebido e da confiança sobre a intenção de compra online. Também foi possível verificar que o risco de tempo não é significativo quando se trata de consumo de luxo e que o fator de maior relevância nesse mercado é a qualidade do site.

Biografia do Autor

Vanessa Iglesias Salinas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Professor e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. Interesses de Pesquisa: Marketing Digital, Marketing de Relacionamento, Difusão de Inovações, Aceitação de Tecnologia, Data Mining, Métodos Quantitativos aplicados ao Marketing.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Doutoranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Graduado em Engenharia Eletrônica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Mestre em Administração de Empresas e Doutor em Engenharia de Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Foi diretor da Cobra Tecnologia S/A, Medidata Informática S/A e Vice-Presidente da holding têxtil do Sistema Cataguazes-Leopoldina. Atualmente é Professor Titular e Coordenador de Pós-Graduação em Administração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Presidente da ANPAD, Consultor ad hoc do CNPQ e da CAPES. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A e Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

Downloads

Publicado

27/01/15

Edição

Seção

Artigos