EDUCAÇÃO TUTORIAL: REVITALIZANDO ENSINO-APRENDIZAGEM E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO

Nildes Pitombo Leite, Fábio Pitombo Leite, Augusto Takerissa Nishimura, Rodrigo Leandro Cherez

Resumo


Este artigo teve como objeto de investigação a educação tutorial no contexto de ensino-aprendizagem e pesquisa. Utilizou-se da abordagem metodológica do estudo observacional, com duas bases empíricas: um grupo de estudantes de Administração da FEA-USP, voltado para a utilização de um filme como recurso didático; o filme “Sociedade dos Poetas Mortos”, dirigido por Peter Weir e lançado em 1989, escolhido por abordar o objeto de investigação proposto. Discutiu-se se a educação tutorial pode ser eficaz no campo de estudos sobre ensino-aprendizagem e pesquisa em Administração. Os resultados apontaram para a relevância da confluência das modalidades desse estudo, distinguindo-se a observação direta e participante com relação ao grupo e a indireta e não-participante com relação ao filme. O filme foi submetido à análise completa pelo grupo e contribuiu para criar um contexto de revitalização da educação tutorial no campo de estudos em Administração.

Palavras-chave


Educação tutorial. Ensino-aprendizagem. Pesquisa em Administração. Estudo observacional. Análise fílmica.

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DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N4ART192

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ISSN 1984-6975 (online)
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