PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO DE UMA EMPRESA MULTINACIONAL BRASILEIRA DE BASE TECNOLÓGICA

Sieglinde Kindl Cunha

Resumo


A partir da abertura da economia brasileira na década de 90 é possível verificar um crescente movimento de internacionalização de empresas brasileiras. A competição migrou do nível local ou doméstico para o âmbito mundial. Como resposta das empresas nacionais é possível verificar um crescente movimento de internacionalização das empresas brasileiras e a necessidade de se estudar esse fenômeno, visto que esse processo no Brasil é um tanto recente. Esse artigo tem como objetivo analisar o processo de internacionalização de uma empresa multinacional brasileira de base tecnológica. O resultado da pesquisa evidencia que embora o processo de internacionalização confirme os pressupostos da abordagem comportamental, outro fator que influencia no processo de internacionalização dessa empresa é o contexto tecnológico dos países estrangeiros induzindo a empresa a adotar estratégias de inovação diferenciadas, para a sua inserção no mercado internacional.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N4ART191

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2