O MARKETING NO ENSINO SUPERIOR: COMPARATIVO BRASIL-PORTUGAL

Autores

  • Helena Alves Universidade da Beira Interior
  • Emerson Wagner Mainardes Universidade da Beira Interior
  • Mario Raposo Universidade da Beira Interior

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N4ART190

Resumo

Ao abordar o marketing aplicado ao ensino superior, este estudo tem como objetivos discutir os conceitos teóricos do marketing educacional e aplicálos aos contextos brasileiro e português. Tendo em consideração que o marketing educacional tem a sua maior expressão nos E.U.A., a sua aplicação a diferentes realidades e culturas requer adaptações. Inicialmente, fez-se uma revisão dos conceitos tradicionais de marketing educacional, com ênfase nas vantagens, desvantagens e no marketing-mix aplicado à educação. Posteriormente realizou-se uma caraterização dos contextos atuais do ensino superior no Brasil e em Portugal, e fez-se uma comparação da aplicação do marketing educacional nas realidades brasileira e portuguesa, focando as análises no marketing-mix educacional. Percebeu-se que o ensino superior no Brasil tem caraterísticas muito diversas do ensino superior em Portugal e ambos divergem na aplicação dos conceitos mais tradicionais do marketing à educação. Desta forma, faz-se necessária a construção de abordagens teóricas específicas para a aplicação do marketing educacional a diferentes nações.

Biografia do Autor

Helena Alves, Universidade da Beira Interior

Emerson Wagner Mainardes, Universidade da Beira Interior

Mario Raposo, Universidade da Beira Interior

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Publicado

31/12/10