MBI-GS: APLICAÇÃO E VERIFICAÇÃO PSICOMÉTRICA NA REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Marcelo da Silva Schuster Universidade Federal de Santa Maria - Administrador
  • Valéria da Veiga Dias UFRGS - Doutoranda
  • Luciana Flores Battistella UFSM - Professora Adjunto IV
  • Márcia Zampieri Grohmann UFSM - Professora Associada.

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N4ART1824

Palavras-chave:

Síndrome de Burnout, Saúde, Análise de Regressão, Estresse.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo verificar a aplicação da escala MBI-GS (Maslach Burnout Inventory) e suas três dimensões (exaustão, cinismo e eficácia no trabalho) em um hospital público brasileiro com uma população de servidores da área médica e administrativa, caracterizando assim o uso da versão General Survey. A amostra considerada para efeito das análises realizadas foi de 173 profissionais, através da aplicação de questionário estruturado. Os dados foram submetidos a análises quantitativas (análise fatorial exploratória, confiabilidade, teste de correlação e regressão). Os resultados apontam para a aplicabilidade da escala, após procedimentos fatoriais, a escala ficou com 15 variáveis permanecendo com três fatores, apresentando uma confiabilidade de 0,87. A síndrome Burnout correlacionou-se a percepção de Saúde dos trabalhadores, confirmando relação causal na saúde dos trabalhadores. O estudo contribui para o estudo de Burnout no Brasil com a aplicação da MBI-GS de forma inédita em um Hospital Público.

Biografia do Autor

Marcelo da Silva Schuster, Universidade Federal de Santa Maria - Administrador

Administrador SIASS/UFSM-UNIPAMPA. Mestre em Gestão de Organizações Pública pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria.

Valéria da Veiga Dias, UFRGS - Doutoranda

Doutoranda em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria

Luciana Flores Battistella, UFSM - Professora Adjunto IV

Professora Adjunto IV do Departamento de Ciências Administrativas e do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catariana.

Downloads

Publicado

10/03/15