RECONHECENDO O VALOR DO COOPERATIVISMO SOB A ÓTICA DA CADEIA MEIOS-FINS

Autores

  • Agda Silva Prado Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Lilian Ferrugini Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Donizeti Leandro de Souza Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Caroline Mendonça Nogueira Paiva Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • Luiz Henrique de Barros Vilas Boas Universidade Federal e Alfenas - UNIFAL-MG - Campus Varginha

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N3ART1816

Palavras-chave:

Cooperativismo, Agronegócio, Cadeia meios-fim, Laddering, Valores.

Resumo

As instituições cooperativistas são importantes promotoras do agronegócio brasileiro, pois através delas, pequenos, médios e grandes agricultores se unem para estabelecerem melhores condições de compra e venda de produtos. Entretanto, faz-se necessário averiguar mercadologicamente qual o valor das cooperativas para os cooperados, como forma de mantê-los unidos e proporcionar desenvolvimento para o setor. Assim, este trabalho tem como objetivo identificar a estrutura cognitiva de valor percebida pelos cooperados de uma cooperativa agropecuária no Sul de Minas Gerais. A pesquisa parte de uma abordagem qualitativa através da teoria de cadeia de meios-fins, utilizando o método de escalonamento laddering e a análise de conteúdo em 25 entrevistas em profundidade. Como resultados, identificou-se que os valores: tranquilidade, felicidade, realização, melhor qualidade de vida e sentimento de pertença são as principais motivações para a participação dos cooperados na cooperativa. Esse estudo contribui no desenvolvimento de pesquisas ligadas ao agronegócio, na compreensão de valores capazes de estimular o fortalecimento de ações cooperativistas e estratégias de marketing.

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Publicado

27/01/15

Edição

Seção

Artigos