O COMPORTAMENTO DOS JOVENS NA ADOÇÃO DE INOVAÇÕES

Autores

  • Fábio Pimenta Pádua Júnior Universidade Federal do Paraná
  • Paulo Henrique Müller Prado Universidade Federal do Paraná
  • Danielle Mantovani Lucena da Silva Universidade Federal do Paraná
  • Flávio Freire Souza Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N1ART173

Resumo

Esta pesquisa visa a analisar como a introdução de novos atributos, geralmente considerados complexos, afeta a adoção de produtos de alta tecnologia pelos consumidores. Para tanto, foram avaliadas as relações existentes entre as características pessoais e as influências interpessoais dos consumidores, mediadas pela dificuldade da decisão, na adoção de inovações tecnológicas em aparelhos de telefone celular, consoante o paradigma de difusão de inovações entre consumidores de Gatignon e Robertson (1991). A pesquisa de campo teve duas etapas. A primeira foi qualitativa, com entrevistas em profundidade com consumidores e profissionais da área de telefonia móvel. A segunda etapa foi uma pesquisa quantitativa com 303 estudantes universitários, com idades entre 17 e 25 anos e que possuíam telefone celular. Os resultados indicam que as variáveis independentes analisadas tiveram muita influência na adoção de celulares da nova geração. A variável moderadora dificuldade da decisão demonstrou uma influência não muito forte na adoção dessas inovações.

Biografia do Autor

Fábio Pimenta Pádua Júnior, Universidade Federal do Paraná

Paulo Henrique Müller Prado, Universidade Federal do Paraná

Danielle Mantovani Lucena da Silva, Universidade Federal do Paraná

Flávio Freire Souza, Universidade Federal do Paraná

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Publicado

31/03/10

Edição

Seção

Artigos