METODOLOGIA FUZZY PARA AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS EMPRESARIAIS

Autores

  • Pedro Paulo Silva Legey Júnior Universidade Candido Mendes
  • Lamounier Erthal Villela Universidade Estácio de Sá
  • José Geraldo Pereira Barbosa Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N1ART172

Resumo

O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia que permita quantificar os ativos intangíveis empresariais, a fim de contribuir nas decisões sobre investimentos. Para tanto, a metodologia desenvolvida foi aplicada em grande empresa de navegação para medir seus indicadores de capital humano, estrutural e de relacionamento em sua área de tecnologia da informação. A Lógica Fuzzy foi empregada para quantificar a percepção dos grupos sobre os indicadores e reduzir as incertezas oriundas da linguagem natural. Os resultados representaram um apoio para tomadas de decisão sobre investimentos em ativos intangíveis. A aplicação periódica da metodologia permitirá avaliar os efeitos das decisões dos gestores em outros momentos, contribuindo para o planejamento e controle gerencial, e colaborando para a valorização dos ativos intangíveis da empresa. Os resultados obtidos são específicos da empresa estudada, mas validaram a aplicação e o uso da metodologia em outras empresas.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Silva Legey Júnior, Universidade Candido Mendes

Lamounier Erthal Villela, Universidade Estácio de Sá

José Geraldo Pereira Barbosa, Universidade Estácio de Sá

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Publicado

31/03/10

Edição

Seção

Artigos