METODOLOGIA FUZZY PARA AVALIAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS EMPRESARIAIS

Pedro Paulo Silva Legey Júnior, Lamounier Erthal Villela, José Geraldo Pereira Barbosa

Resumo


O objetivo desse artigo é apresentar uma metodologia que permita quantificar os ativos intangíveis empresariais, a fim de contribuir nas decisões sobre investimentos. Para tanto, a metodologia desenvolvida foi aplicada em grande empresa de navegação para medir seus indicadores de capital humano, estrutural e de relacionamento em sua área de tecnologia da informação. A Lógica Fuzzy foi empregada para quantificar a percepção dos grupos sobre os indicadores e reduzir as incertezas oriundas da linguagem natural. Os resultados representaram um apoio para tomadas de decisão sobre investimentos em ativos intangíveis. A aplicação periódica da metodologia permitirá avaliar os efeitos das decisões dos gestores em outros momentos, contribuindo para o planejamento e controle gerencial, e colaborando para a valorização dos ativos intangíveis da empresa. Os resultados obtidos são específicos da empresa estudada, mas validaram a aplicação e o uso da metodologia em outras empresas.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2010V9N1ART172

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2