Gestão do conhecimento de marketing: uma pesquisa empírica no setor industrial

Autores

  • Cid Gonçalves Filho UFMG

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2003V2N1ART17

Palavras-chave:

marketing, novos produtos, gestão do conhecimento, vantagem competitiva

Resumo

Em um ambiente de alta competitividade, a importância do sucesso de novos produtos, bem como a representatividade de seu impacto na receita das empresas, é fato relevante. Por outro lado, o conhecimento e sua gestão são elementos novos e desafiadores para os dirigentes e pesquisadores. Os trabalhos empíricos de Li e Calantone (1998) e Narver e Slater (1990) salientam a importância da orientação ao mercado e dos processos de gestão do conhecimento de marketing para as organizações, constatando importantes contribuições para o sucesso no mercado de novos produtos e empresas. Com o objetivo de examinar empiricamente as relações entre os processos de gestão do conhecimento de marketing, inovação e o desempenho de novos produtos no mercado, realizou-se um survey com 427 respondentes, aplicando-se técnicas de equações estrututurais. Verifica-se a supremacia dos processos de gestão de conhecimento de concorrentes sobre os demais construtos nas indústrias pesquisadas, bem como identificam-se importantes antecedentes da inovação.

Biografia do Autor

Cid Gonçalves Filho, UFMG

Downloads

Publicado

30/06/03

Edição

Seção

Artigos