PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS TEMAS ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Autores

  • Henrique César Melo Ribeiro (1o IES) Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP) e (2o IES) Faculdade Maurício de Nassau (Parnaíba-PI)
  • Benny Kramer Costa (1o IES) Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP) e (2o IES) Universidade de São Paulo (São Paulo-SP)
  • Manuel Portugal Ferreira Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N3ART1679

Palavras-chave:

Estratégia, Governança Corporativa, Produção Acadêmica, Periódicos Internacionais, Estudo Bibliométrico.

Resumo

A estratégia empresarial é um assunto complexo e que pode ser examinado a partir de diversasperspectivas e em particular da Governança Corporativa, que por sua vez seconstitui em um tema de interesse visível para o papel da política Estratégicano mundo corporativo. Este artigo mapeou o perfil e a evolução da pesquisa em GovernançaCorporativa e Estratégia, no período 1990 a 2012, nos periódicos internacionaisda área de administração. Metodologicamente realizou-se um estudo bibliométrico com análise de redes sociais, em uma amostra de 411 artigos. Os resultados permitemconcluir que houve um crescimento dos trabalhos a partir de 2002, que Wright e Filatotchevsão os autores mais produtivos, que Jensen e Meckling, Fama e Jensen, eShleifer e Vishny são os pesquisadores mais citados. Adicionalmente, as redesde coautoria têm baixa interação e existe uma centralidade da rede decocitação.

Biografia do Autor

Henrique César Melo Ribeiro, (1o IES) Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP) e (2o IES) Faculdade Maurício de Nassau (Parnaíba-PI)

Doutorando em Administração de Empresas pela Universidade Nove de Julho (2010), Mestre em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (2009), possui graduação em Bacharelado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (2005), especialização em Docência do Ensino Superior pela Faculdade Piauiense (2007), e especialização em Controladoria Governamental pela Faculdade Piauiense (2010). Atualmente é professor da Faculdade Piauiense Maurício de Nassau dos cursos de Administração e Contabilidade. Linha de pesquisa, Estratégia e Estudos Organizacionais, com ênfase nos temas: Governança Corporativa, Estratégia, Sustentabilidade, Controladoria, Contabilidade e Finanças.  Membro do grupo de estudos com proprietários, representantes dos proprietários e altos executivos(GEPRA).

Benny Kramer Costa, (1o IES) Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP) e (2o IES) Universidade de São Paulo (São Paulo-SP)

Manuel Portugal Ferreira, Universidade Nove de Julho (São Paulo-SP)

Downloads

Publicado

27/01/15

Edição

Seção

Artigos