PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS TEMAS ESTRATÉGIA E GOVERNANÇA CORPORATIVA

Henrique César Melo Ribeiro, Benny Kramer Costa, Manuel Portugal Ferreira

Resumo


A estratégia empresarial é um assunto complexo e que pode ser examinado a partir de diversasperspectivas e em particular da Governança Corporativa, que por sua vez seconstitui em um tema de interesse visível para o papel da política Estratégicano mundo corporativo. Este artigo mapeou o perfil e a evolução da pesquisa em GovernançaCorporativa e Estratégia, no período 1990 a 2012, nos periódicos internacionaisda área de administração. Metodologicamente realizou-se um estudo bibliométrico com análise de redes sociais, em uma amostra de 411 artigos. Os resultados permitemconcluir que houve um crescimento dos trabalhos a partir de 2002, que Wright e Filatotchevsão os autores mais produtivos, que Jensen e Meckling, Fama e Jensen, eShleifer e Vishny são os pesquisadores mais citados. Adicionalmente, as redesde coautoria têm baixa interação e existe uma centralidade da rede decocitação.

Palavras-chave


Estratégia; Governança Corporativa; Produção Acadêmica; Periódicos Internacionais; Estudo Bibliométrico.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N3ART1679

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Revista de Administração FACES Journal

Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2