SEGMENTAÇÃO DA BAIXA RENDA BASEADO NO ORÇAMENTO FAMILIAR

Autores

  • Hermes Moretti Ribeiro da Silva Fundação Getulio Vargas - EAESP - FGV/SP
  • Juracy Gomes Parente Fundação Getulio Vargas - EAESP - FGV/SP
  • Heitor Takashi Kato Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N4ART166

Resumo

O mercado de baixa renda vem ganhando relevância econômica e as peculiaridades no seu padrão de consumo precisam ser entendidas. O objetivo deste trabalho da área de marketing é identificar, com base em um estudo de agrupamentos, padrões heterogêneos de consumo deste grupo de consumidores. Neste sentido, o presente artigo realiza um estudo descritivo do orçamento de uma amostra de 338 famílias de baixa renda de São Paulo oriundas da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Usando micro dados da POF e aplicando a técnica de análise de conglomerados na composição do orçamento familiar, foram identificados cinco segmentos distintos de famílias de baixa renda, que foram aqui denominados de: "Sofredores do aluguel", "Jeitinho Brasileiro", "Valorização do ter", "Batalhadores pela sobrevivência" e "Investidores".

Biografia do Autor

Hermes Moretti Ribeiro da Silva, Fundação Getulio Vargas - EAESP - FGV/SP

Juracy Gomes Parente, Fundação Getulio Vargas - EAESP - FGV/SP

Heitor Takashi Kato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR

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Publicado

31/12/09