USO DA INTERNET: DIFERENÇAS ENTRE CLASSE MÉDIA E ALTA

Autores

  • Jorge Ferreira da Silva Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Patricia Nogueira Gaia Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Jorge Brantes Ferreira Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)
  • Cristiane Junqueira Giovannini Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1593

Palavras-chave:

Internet, Classe Média, Classe Alta, Consumidor, Geração Digital

Resumo

Este estudo busca propor e testar um modelo que explique o uso da internet pelos jovens e identificar possíveis diferenças neste uso entre jovens de classe média e alta. A motivação para a pesquisa partiu da observação dos novos hábitos de consumo originados do uso da internet por estes jovens, que consideram a tecnologia indispensável em suas vidas. Baseado na literatura, o modelo final envolveu os seguintes fatores: Barreiras Percebidas ao Acesso, Comunicação, Interatividade e Uso da Internet. As hipóteses de pesquisa foram testadas por meio de uma survey com 394 jovens, com a amostra sendo divida em dois grupos: jovens de classe média e jovens de classe alta. Os dados foram analisados por modelagem de equações estruturais multigrupo. Os resultados sugerem diferenças na utilização de internet entre jovens de classe média e alta, com somente a classe média sendo influenciada significativamente pela Interatividade e Comunicação percebidas.

Biografia do Autor

Jorge Ferreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Associado e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. Coordenador de Pós-Graduação do IAG, a Escola de Negócios da PUC-Rio. Presidente da ANPAD e pesquisador 1A do CNPq. Doutor em Engenharia Industrial pela PUC-Rio, mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio. Antes de ingressar na carreira acadêmica, o Dr. Da Silva exerceu cargos de vice-presidência e diretoria em importantes empresas do setor de tecnologia da informação no Brasil.

Patricia Nogueira Gaia, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestre em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Jorge Brantes Ferreira, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Professor Assistente e Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC-Rio. Doutor em Administração pelo COPPEAD/UFRJ, Mestre em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio e graduado em Engenharia Elétrica pela PUC-Rio.

Cristiane Junqueira Giovannini, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

Mestranda em Administração de Empresas pela PUC-Rio.

Downloads

Publicado

19/12/13

Edição

Seção

Artigos