A RESPONSABILIDADE SOCIAL À LUZ DA PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DE PREÇO.

Marcio de Oliveira Mota, Renata Carneiro Lima, Ana Augusta Ferreira Freitas

Resumo


Este estudo analisou a influência da responsabilidade social sobre a percepção de justiça de preço. Especificamente, procurou-se investigar se a responsabilidade social antecede a percepção de justiça de preço, gerando maiores percepção de valor, satisfação e intenções de compra e diminuindo as emoções negativas. Esta fundamentação gerou algumas propostas conceituais, descritas por meio de um conjunto de hipóteses, que foram avaliadas por meio de uma pesquisa descritiva. A pesquisa de campo foi realizada junto a 418 respondentes e os dados coletados foram submetidos a testes estatísticos por meio da técnica de modelagem em equações estruturais. Os resultados obtidos indicam que a responsabilidade social antecede a percepção de justiça de preço, gerando impactos fortes e positivos no valor percebido, na satisfação e nas intenções de compra. Ressalta-se que foi também verificado que a satisfação impacta negativamente nas emoções negativas. São discutidas as limitações, sugestões e implicações acadêmicase gerenciais.

Palavras-chave


Responsabilidade Social, Percepção de Justiça de Preço, Marketing de Relacionamento, Satisfação, Valor Percebido

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N3ART158

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2