CULTURA DE APRENDIZAGEM E DESEMPENHO NAS TV’S CEARENSES

Antonia Silva, AUGUSTO CÉZAR DE AQUINO CABRAL, SANDRA MARIA DOS SANTOS, JOSÉ COELHO MATOS FILHO

Resumo


Este estudo insere-se no campo da Cultura de Aprendizagem Organizacional. Procura-se analisar a relação entre a Cultura de Aprendizagem (CA) e o Desempenho Organizacional (DO) em emissoras de TVs cearense, na percepção de seus colaboradores. Trata-se de uma survey descritiva, com uma abordagem quantitativa. Na coleta de dados, utilizou-se o questionário “DLOQ-A” desenvolvido por Yang (2003), contendo 27 itens, respondido por 95 indivíduos. Foi aplicado o método de Mínimos Quadrados Ordinários para analisar a correção entre as duas variáveis: cultura de aprendizagem organizacional e desempenho organizacional. Os resultados indicam que o Desempenho Organizacional nas emissoras está fortemente associado ao desempenho financeiro. Os fatores de Cultura de Aprendizagem que possuem maior capacidade explicativa encontram-se no nível individual (oportunidades para a aprendizagem contínua) e no nível organizacional (estímulo a liderança estratégica para a aprendizagem; e desenvolvimento da visão sistêmica da organização). Em síntese, a CA exerce forte influência no desempenho organizacional com o coeficiente de regressão () de 0,763.

Palavras-chave


Cultura de Aprendizagem; Aprendizagem Organizacional; Desempenho Organizacional; Desempenho Financeiro; Ganho do Desempenho Organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N4ART1501

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2