IMPLICAÇÕES DAS CONCEPÇÕES DE EMPREENDER PARA O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA EMPREENDEDORA

Autores

  • Rubens de Araujo Amaro Universidade Federal do Espírito Santo
  • Janette Brunstein Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N4ART1486

Palavras-chave:

Competência profissional, Desenvolvimento de competência, Concepções de empreender, Empreendedorismo, Fenomenografia.

Resumo

Esse artigo analisa como as diferentes concepções de empreender influenciam o desenvolvimento da competência empreendedora, tomando como referência o pressuposto fenomenográfico de que um mesmo fenômeno é experienciado de diferentes maneiras pelos indivíduos. Fundamentada em uma ontologia relacional, pouco presente em estudos da competência, essa pesquisa fenomenográfica foi realizada com um grupo de participantes de um programa de pré-incubação de uma universidade paulista. Os resultados apontam para a existência de três diferentes maneiras de experienciar o empreender, que resultam em formas distintas de desenvolvimento da competência empreendedora. Com base nessas evidências, apresenta-se um conjunto de reflexões sobre o que é a competência profissional e algumas implicações para o seu desenvolvimento.

Biografia do Autor

Rubens de Araujo Amaro, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Professor Adjunto do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo.

Janette Brunstein, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração de Empresas da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Downloads

Publicado

19/12/13