O Relacionamento entre o Valor, a Preferência e a Intenção de Compra no Varejo Online

Maria Aparecida Gouvêa, Henrique Veríssimo Aparecido da Silva, Braulio Oliveira

Resumo


Dado o crescimento do e-commerce no Brasil, este trabalho fez a aplicação do modelo de Overby e Lee (2006) para relacionar fatores antecedentes à intenção de compra em loja online, testar a sua aderência a subgrupos (ou segmentos) de consumidores e avaliar os segmentos segundo sua atratividade. Foram pesquisados 748 indivíduos por meio da Internet. As relações entre os construtos do modelo foram confirmadas por meio da técnica de modelagem de equações estruturais. O modelo gerado foi aplicado a 20 segmentos de mercado, os quais revelaram algumas diferenças e semelhanças em relação à amostra total nas associações entre valor hedônico versus preferência, valor utilitário versus preferência e preferência versus intenção de compra. Os 20 segmentos também foram avaliados em função dos critérios “identificabilidade”, “substancialidade”, “acessibilidade” e “grau de resposta”.


Palavras-chave


Marketing; Comportamento do Consumidor; Intenção de Compra; Administração

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2014V13N1ART1485

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2