A Estratégia Empresarial e o Marketing Estratégico como forma de fortalecimento da doutrina cooperativista: uma pesquisa aplicada sob o enfoque da Teoria dos Jogos

Autores

  • Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz UNIPAC - Universidade Presidente Antonio Carlos
  • Eduardo Giarola UFU – Universidade Federal de Uberlândia
  • Raul de Freitas Balbino UFU – Universidade Federal de Uberlândia
  • Roberto do Nascimento Ferreira UFLA – Universidade Federal de Lavras
  • Luiz Gustavo Camarano Nazareth UFLA – Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1382

Palavras-chave:

Infidelidade nas cooperativas, Entressafra de Leite, Teoria dos Jogos, Estratégia Empresarial, Marketing Estratégico.

Resumo

A infidelidade dos cooperados é um dos grandes problemas enfrentados pelas cooperativas de leite, motivado pelas oscilações no preço do leite nos períodos de safra ou entressafra. Considerando isso, o objetivo deste artigo é abordar o problema da infidelidade dos cooperados nestas organizações, analisando-o sob a perspectiva da Estratégia Empresarial, com enfoque na Teoria dos Jogos e no Marketing Estratégico. O objeto de estudo foi uma Cooperativa de leite da messoregião Campos das Vertentes/MG. Nos aspectos metodológicos, a pesquisa foi descritiva e abordada em forma de estudo de caso. Como resultado, observou-se que a Teoria dos Jogos retratou os problemas sob o ponto de vista das ações oportunísticas e infiéis dos seus associados, enquanto que o Marketing e a Estratégia Empresarial foram os mecanismos para a manutenção da cooperação na situação de entressafra, tendo em vista que a infidelidade dos associados é altamente prejudicial à eficiência econômica da organização.

Biografia do Autor

Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz, UNIPAC - Universidade Presidente Antonio Carlos

Eduardo Giarola, UFU – Universidade Federal de Uberlândia

Raul de Freitas Balbino, UFU – Universidade Federal de Uberlândia

Roberto do Nascimento Ferreira, UFLA – Universidade Federal de Lavras

Luiz Gustavo Camarano Nazareth, UFLA – Universidade Federal de Lavras

Downloads

Publicado

25/02/14

Edição

Seção

Artigos