A Estratégia Empresarial e o Marketing Estratégico como forma de fortalecimento da doutrina cooperativista: uma pesquisa aplicada sob o enfoque da Teoria dos Jogos

Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz, Eduardo Giarola, Raul de Freitas Balbino, Roberto do Nascimento Ferreira, Luiz Gustavo Camarano Nazareth

Resumo


A infidelidade dos cooperados é um dos grandes problemas enfrentados pelas cooperativas de leite, motivado pelas oscilações no preço do leite nos períodos de safra ou entressafra. Considerando isso, o objetivo deste artigo é abordar o problema da infidelidade dos cooperados nestas organizações, analisando-o sob a perspectiva da Estratégia Empresarial, com enfoque na Teoria dos Jogos e no Marketing Estratégico. O objeto de estudo foi uma Cooperativa de leite da messoregião Campos das Vertentes/MG. Nos aspectos metodológicos, a pesquisa foi descritiva e abordada em forma de estudo de caso. Como resultado, observou-se que a Teoria dos Jogos retratou os problemas sob o ponto de vista das ações oportunísticas e infiéis dos seus associados, enquanto que o Marketing e a Estratégia Empresarial foram os mecanismos para a manutenção da cooperação na situação de entressafra, tendo em vista que a infidelidade dos associados é altamente prejudicial à eficiência econômica da organização.

Palavras-chave


Infidelidade nas cooperativas, Entressafra de Leite, Teoria dos Jogos, Estratégia Empresarial, Marketing Estratégico.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N3ART1382

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2