FONTES DE VANTAGENS COMPETITIVAS EM EMPRESAS DE ALIMENTOS

Autores

  • Roberto Giro Moori Universidade de São Paulo - USP
  • Marco Antonio Almeida Filho Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Reynaldo Cavalheiro Marcondes Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2009V8N1ART138

Palavras-chave:

Vantagem competitiva, Desempenho competitivo, Gestão da cadeia de suprimentos de alimentos, Empresas de alimentos, Administração estratégica

Resumo

Este estudo objetivou identificar as fontes de vantagem competitiva de empresas alimentícias, localizadas na região metropolitana de São Paulo, SP. Os dados coletados por meio de entrevistas espontâneas e estimuladas junto a sete empresas, e tratadas pela análise de conteúdo e estatística descritiva evidenciaram: a) na espontânea, a presença dos componentes tradicionais das estratégias de marketing “4 Ps” como fontes de vantagens competitivas e b) na estimulada, a presença de fontes competitivas baseadas na RBV, voltados à melhoria da qualidade de serviço. A conclusão básica é de que as fontes associadas aos "4 Ps" são muito presentes e constituem importante referência para os gestores de nível médio e operacional participantes do estudo. No entanto, e aparentemente de maneira menos consciente, os conceitos estratégicos ligados ao RBV também estão presentes nas suas considerações. Por se tratar de um estudo exploratório, foram formuladas algumas hipóteses sobre esse fenômeno.

Biografia do Autor

Roberto Giro Moori, Universidade de São Paulo - USP

Marco Antonio Almeida Filho, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Reynaldo Cavalheiro Marcondes, Universidade de São Paulo - USP

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Publicado

30/04/09

Edição

Seção

Artigos