ENSINO DE EMPREENDEDORISMO EM CURSOS DE ADMINISTRAÇÃO: UM LEVANTAMENTO DA REALIDADE BRASILEIRA

Autores

  • Saulo Fabiano Amâncio-Vieira PPGA - Universidade Estadual de Londrina
  • Gerson Antonio Melatti Universidade Estadual de Londrina
  • Wagner Seiki Oguido Universidade Estadual de Londrina
  • Cleufe Pelisson Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Fernandes de Negreiros PPGA - Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1377

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Formação Empreendedora, Práticas Pedagógicas, Graduação em Administração, Ensino de empreendedorismo,

Resumo

O empreendedorismo tem se tornado ao longo dos anos uma importante área para o incentivo à criação de novos negócios, sendo que vários países tem realizado ações para incluir o ensino de empreendedorismo nos currículos de ensino básico e superior, como forma de estimular a educação empreendedora. Este estudo tem como objetivo identificar de que forma se dá o ensino de empreendedorismo como atividade integrante dos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação em Administração no Brasil. Utilizou-se como base teórica trabalhos relacionados ao empreendedorismo e suas abordagens, bem como sobre a educação empreendedora. O estudo se caracteriza como sendo exploratório, descritivo e quantitativo. Foi considerado universo da pesquisas os cursos de administração no Brasil dos quais consegui-se uma amostra de 135 respondentes, sendo esta amostragem não-probabilística, por adesão. A coleta de dados foi feita por meio de aplicação de um questionário estruturado e os dados foram analisados estatisticamente com o auxílio do Microsoft Excel e do software SPSS. A pesquisa caracteriza as IES respondentes, levanta o perfil acadêmico dos coordenadores de curso de administração, descreve as formas em que a disciplina de empreendedorismo vem sendo abordada no país, os recursos materiais e tecnológicos utilizados pelas IES.

 

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Publicado

19/12/13

Edição

Seção

Artigos