MODELO DE PLANEJAMENTO E CONTROLE GERENCIAL PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Thiago Coelho Soares, Marcus Vinicius Andrade de Lima, Gilberto de Oliveira Moritz Gomoritz, Marcus Dalmau

Resumo


Este artigo tem como objetivo verifi car a interação do Beyond Budgeting com o Skandia Navigator, como uma ferramenta de gestão, em um programa de cursos lato sensu, de uma instituição de ensino a distância. Verifi ca-se que, no cenário atual, planejar e controlar as ações das organizações geram impactos positivos no desempenho organizacional. Dessa forma, tanto o Beyond Budgeting como o Skandia Navigator são ferramentas modernas que podem ajudar no planejamento e controle, respectivamente. O processo orçamentário mais recentemente elaborado é o Beyond Budgeting, que utiliza meios mais relativos e adaptáveis de planejamento, avaliação e controle de desempenho. É um modelo de gestão formado por um conjunto de princípios, os quais são guias de atuação empresarial. Já o Skandia Navigator consiste em trinta indicadores, divididos em cinco áreas: o foco fi nanceiro é referente aos resultados ocorridos e, os focos nos clientes, aos recursos humanos e aos processos voltados para o que ocorre, no momento, na empresa. O foco restante é referente à capacidade de renovação e de desenvolvimento da organização, que permitiriam vislumbrar o futuro da empresa. Como resultado da pesquisa, considera-se adequado o uso do Beyond Budgeting, juntamente com o Skandia Navigator, de maneira a planejar e controlar melhor as ações das instituições universitárias.

Palavras-chave


Planejamento. Controle. Beyond Budgeting. Skandia Navigator. Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART1372

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2