COMPRAS DE ITENS-NÃO-CRÍTICOS NUMA EMPRESA DE PETRÓLEO

Autores

  • Alice Maria Silva Teixeira de Souza Universidade Petrobras Escola de Ciências e Tecnologias EeP
  • Luiz Felipe Scavarda Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio
  • Annibal José Scavarda Marriott School of Management, Brigham Young University

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N4ART130

Palavras-chave:

Compras, Itens não estratégicos, Indústria de Petróleo, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Planejamento e execução

Resumo

A área de compras, recentemente, recebeu um grande avanço em termos de pesquisa, dentro do mundo acadêmico, pois o número de publicações referente ao tema aumentou significativamente. No contexto empresarial, "compras" deixou de ter apenas uma motivação operacional, assumindo agora uma importância estratégica. Como conseqüência, muitas empresas vêm desenvolvendo a sua área de compras. O objetivo desse artigo é o de analisar o processo atual de compras de uma empresa da indústria de Petróleo para itens não estratégicos. Nesse sentido, foram aplicados 18 questionários em entrevistas estruturadas com funcionários envolvidos com o processo de compras da empresa, número que englobou 50% do total de funcionários do processo de compras. Como resultado, verificou-se uma aderência entre o planejamento desse processo na empresa com a literatura acadêmica. Porém, a execução e a operação do que foi planejado necessita de melhorias, pois está, em alguns aspectos, atuando sob antigos paradigmas. Nesse sentido, o presente artigo contribui com propostas de melhorias.

Biografia do Autor

Alice Maria Silva Teixeira de Souza, Universidade Petrobras Escola de Ciências e Tecnologias EeP

Luiz Felipe Scavarda, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, PUC-Rio

Annibal José Scavarda, Marriott School of Management, Brigham Young University

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Publicado

31/12/08