RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA: CONSTRUINDO UMA PERSPECTIVA PRÓ-GOVERNO

Autores

  • Alexandre de Almeida Faria EBAPE/FGV
  • Marcus Wilcox Hemais EBAPE/FGV
  • Ana Lucia Malheiros Guedes EBAPE/FGV

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N3ART126

Palavras-chave:

Responsabilidade social corporativa, Marketing, Estratégia, Gestão pública, Economias emergentes

Resumo

Ao fortalecer e disseminar em larga escala conceitos e discursos pró-mercado, a era da globalização fortaleceu as áreas de estratégia e marketing, em detrimento de conceitos e discursos pró-governo e da área de gestão pública. Esse quadro de assimetria contribuiu para a transformação de responsabilidade social corporativa (RSC) em tópico de central importância para grandes empresas e para as áreas de marketing e de estratégia e também para a emergência de algumas críticas mais extremas. Este ensaio argumenta que esse processo de fortalecimento da literatura pró-mercado deve ser problematizado e que a área de gestão pública deve construir e disseminar uma perspectiva pró-governo em RSC. Apesar do desinteresse da área de gestão pública pelas áreas de estratégia e marketing, essa perspectiva pró-governo em RSC pode tanto revigorar a área de gestão pública no Brasil, quanto ajudar elevar a relevância das áreas de estratégia e marketing.

Biografia do Autor

Alexandre de Almeida Faria, EBAPE/FGV

Marcus Wilcox Hemais, EBAPE/FGV

Ana Lucia Malheiros Guedes, EBAPE/FGV

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Publicado

30/09/08

Edição

Seção

Artigos