CRIAÇÃO DE EMPRESAS POR MICROEMPREENDEDORES

Autores

  • Maria Goreti Boaventura Faculdade Novos Horizontes/UFMG
  • Marlene Catarina Oliveira Lopes Melo Faculdade Novos Horizontes

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N2ART1213

Palavras-chave:

Empreendedorismo. Jovens empreendedores. Perfi l empreendedor. Motivação empreendedora. Moda.

Resumo

O número de jovens empreendedores vem aumentando no Brasil, pela difi culdade em conseguir trabalho ou pelo desejo de ter o próprio negócio e não ter patrão. Por necessidade ou por vontade de ter o próprio negócio, os jovens se aventuram cada vez mais na criação de novos negócios. Assim, o objetivo deste trabalho foi verifi car quais as principais motivações para a abertura do negócio, quais as difi culdades encontradas para essa abertura e qual o perfi l empreendedor dos jovens, com idades entre 24 e 37 anos, que abrem empresas no setor de moda, em Belo Horizonte, e cujas empresas tenham sido abertas há no máximo cinco anos. O estudo foi qualitativo, sendo utilizada a entrevista semiestruturada como meio de coleta de dados. A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo, após tabulação dos dados coletados nas entrevistas. Posteriormente, com base nos dados analisados, foram feitas as considerações gerais.

Downloads

Publicado

30/06/12

Edição

Seção

Artigos