RECONCILIANDO O MODELO DE UPPSALA COM A PERSPECTIVA DE NETWORKS: REVISÃO CRÍTICA E INTEGRATIVA

Autores

  • Carlos Augusto Septímio de Carvalho Programa de Doutorado - Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ
  • Luis Antônio da Rocha Dib Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N2ART1183

Palavras-chave:

Modelo de internacionalização de Uppsala, Redes de relacionamento, Internacionalização de empresas

Resumo

O modelo de Uppsala (M-U) é uma das mais importantes abordagens teóricas de processos de internacionalização e recentemente ele foi extensivamente atualizado. O objetivo deste artigo foi analisar a evolução do M-U original até o revisado, que incluiu definitivamente a perspectiva de networks. Foram levantadas as críticas ao modelo baseadas nessa perspectiva, apresentada sua base conceitual e sua contribuição ao M-U. Ao explicar as premissas e o mecanismo de internacionalização do modelo revisado, pode-se chegar à conclusão que este apresenta maior poder explicativo que o modelo original, especialmente no estudo dos processos de  internacionalização precoces e acelerados das empresas chamadas de Born Globals, pois diminui a importância da cadeia de estabelecimento, revalida o conceito de distância psíquica e destaca os relacionamentos de network. Porém, criticamente, é possível apontar que o M-U ainda necessita integrar conceitos de empreendedorismo, e ampliar seu escopo para além das pequenas empresas.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Septímio de Carvalho, Programa de Doutorado - Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

Mestre em Administração de Empresas - COPPEAD/UFRJ

Luis Antônio da Rocha Dib, Instituto COPPEAD de Administração - UFRJ

Doutor em Administração de Empresas - COPPEAD/UFRJ

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Publicado

19/12/13

Edição

Seção

Artigos