OS MÉTODOS DE PROSPECÇÃO DE CENÁRIOS E SUA APLICAÇAO NAS ORGANIZAÇÕES: UM ESTUDO DE CASO NO PERÍODO 1998-2008.

Autores

  • Gilberto de Oliveira Moritz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Rogério Nuner Universidade Federal de Santa Catarina
  • Maurício Fernandes Pereira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N2ART117

Palavras-chave:

Cenários, Metodologias de prospecção, Estratégias

Resumo

O estudo de cenários tem-se mostrado cada vez mais relevante na formulação estratégica das organizações, e ela requer conhecimento na aplicação de metodologias, que sustentem teoricamente a prospecção e escolha dos futuros possíveis, bem como na definição das estratégias a serem adotadas. O artigo apresenta as principais metodologias de prospecção de cenários, desenvolvidas por Godet (1993), General Electric (1979), Schwartz (2003), Porter (1992) e Marcial e Grumbach (2002). Discute as principais etapas propostas pelos autores para a prospecção de cenários e, a partir das metodologias, apresenta a experiência de uma organização que formulou, em 1998, os cenários que enfrentaria até 2008. Estão descritas as etapas desenvolvidas pela organização, desde a sensibilização organizacional, e os cenários utópico, realista e de crise previstos. Também estão apresentadas as ações previstas no período 1998-2008, onde se destaca a análise referente à China, vista em um cenário como concorrente e, em outro, como caminho para a expansão. Por fim, está a situação atual da organização, em que a prospecção de cenários desempenhou papel relevante na formulação e implementação estratégica, com destaque para a atuação consolidada no mercado interno e consistente no mercado internacional.

Biografia do Autor

Gilberto de Oliveira Moritz, Universidade Federal de Santa Catarina

Rogério Nuner, Universidade Federal de Santa Catarina

Maurício Fernandes Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

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Publicado

30/08/08

Edição

Seção

Artigos