CULTURA, LIDERANÇA E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO ORGANIZACIONAL

Katia Cyrlene de Araujo Vasconcelos, Danielle Quintanilha Merhi, Annor da Silva Junior, Priscilla de Oliveira Martins da Silva

Resumo


Objetivou-se descrever e analisar como os elementos da cultura organizacional e a atuação das lideranças interferem no compartilhamento do conhecimento organizacional. Assume-se que compartilhar conhecimento passa pela interação social que perpassa os quatro processos sociais relacionados à gestão do conhecimento: criação, retenção, transferência e aplicação. Realizou-se um estudo de caso qualitativo em uma indústria de grande porte. Os dados foram coletados via triangulação e submetidos à análise de conteúdo. As evidências indicam que os elementos da cultura organizacional e a atuação das lideranças interferem diretamente na criação de um ambiente propício para o compartilhamento do conhecimento. Observou-se que práticas de disseminação de valores, crenças, visão e missão da empresa, apoiadas pela atuação de lideranças facilitam o processo de comunicação e promovem o incentivo ao diálogo, a autonomia e a liberdade, interferindo diretamente na criação do “ba", que é a condição essencial para o compartilhamento do conhecimento e a aprendizagem organizacional.

Palavras-chave


Cultura Organizacional, Liderança, Gestão do Conhecimento, Compartilhamento do Conhecimento, Interação Social.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2013V12N1ART1163

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2