ANTECEDENTES DA LEALDADE: UM ESTUDO LONGITUDINAL

Autores

  • Lélis Balestrin Espartel PUCRS
  • Carlos Alberto Vargas Rossi UFRGS
  • Cláudio Hoffmann Sampaio PUCRS
  • Marcelo Gatterman Perin PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N2ART116

Palavras-chave:

Longitudinal, Modelo, Lealdade, Valor, Confiança

Resumo

Este trabalho aprofunda o conhecimento a respeito do construto de lealdade, avaliando as relações entre a confiança e o valor percebido e seu papel como antecedente da lealdade ao longo do tempo, em três diferentes situações de consumo: cerveja, posto de gasolina e supermercado. As análises foram realizadas através do teste de um modelo teórico, com o uso de modelagem em equações estruturais, a partir de amostras pareadas de consumidores em dois momentos no tempo, separados por um período de sete meses. Os resultados encontrados apontam para a estabilidade de ajustamento do modelo, tanto transversal quanto longitudinalmente. A verificação da intensidade das relações modeladas revelou algumas diferenças entre os produtos, especialmente no caso da cerveja, onde a percepção anterior de valor não apresentou impacto significativo na lealdade posterior. A partir destes resultados, são analisadas implicações acadêmicas e gerenciais do estudo.

Biografia do Autor

Lélis Balestrin Espartel, PUCRS

Carlos Alberto Vargas Rossi, UFRGS

Cláudio Hoffmann Sampaio, PUCRS

Marcelo Gatterman Perin, PUCRS

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Publicado

30/08/08

Edição

Seção

Artigos