PERSONALIDADE E CONSUMO ECOLOGICAMENTE CONSCIENTE

Autores

  • Plínio Rafael Reis Monteiro Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo Teixeira Veiga Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marlusa Gosling Universidade Federal de Minas Gerais
  • Márcio Augusto Gonçalves Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N2ART115

Palavras-chave:

Modelo 3M, Traços de personalidade, Consumo ecologicamente consciente

Resumo

Adotando-se como moldura teórica o Modelo Meta-teórico de Motivação e Personalidade (MOWEN, 2000), investigou-se a relação entre personalidade e consumo ecologicamente consciente. Por meio de um levantamento com uma amostra de 735 pessoas, obteve-se razoável sustentação empírica para um modelo em que os traços de personalidade explicam percentual considerável da variância do consumo ecologicamente consciente (R2 = 33%), interpretado como traço superficial da personalidade do consumidor. No modelo estimado, construtos relacionados ao cuidado com problemas ambientais são interpretados como traços situacionais, que remetem a traços mais profundos de personalidade. O significado dos resultados é avaliado conforme seu potencial em sustentar intervenções educacionais para promover o comportamento ecologicamente consciente.

Biografia do Autor

Plínio Rafael Reis Monteiro, Universidade Federal de Minas Gerais

Ricardo Teixeira Veiga, Universidade Federal de Minas Gerais

Marlusa Gosling, Universidade Federal de Minas Gerais

Márcio Augusto Gonçalves, Universidade Federal de Minas Gerais

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Publicado

30/08/08

Edição

Seção

Artigos