A INFLUÊNCIA DA ORDEM DAS QUESTÕES NOS RESULTADOS DE PESQUISAS SURVEYS

Celso Augusto de Matos, Guilherme Trez

Resumo


A pesquisa survey é frequentemente utilizada nas pesquisas em Administração, sendo geralmente conduzida por meio de questionários autopreenchidos. Porém, alguns viéses podem prejudicar a qualidade dos resultados e da interpretação. O objetivo deste artigo foi avaliar os efeitos de ordem dos itens de um questionário nos resultados de uma survey. Para tanto, um questionário em quatro diferentes versões foi testado em uma amostra de 216 usuários de telefone celular. Os dados foram analisados por meio de testes de correlação, diferença de médias, análise fatorial e regressão múltipla. Os resultados mostraram não haver infl uência de ordem quando o respondente escolhia um subconjunto de itens dentre o conjunto total. Porém, o efeito ordem se mostrou signifi cativo tanto na relação dos itens entre si quanto deles com um item geral, posicionado no fi nal da escala. Por fi m, esses resultados mostram a importância de se considerar um possível efeito ordem ao se planejar pesquisas surveys.

Palavras-chave


Efeito ordem. Questionários. Survey. Viés.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1136

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2