O EFEITO CHAMARIZ NAS DECISÕES DE INVESTIMENTO

César Augusto Tibúrcio Silva, Saulo Augusto Félix de Araújo Serpa

Resumo


O estudo das fi nanças comportamentais vem ganhando destaque e sendo objeto de diversos trabalhos acadêmicos. Muitos conceitos tradicionais de economia, sobre o homem econômico, têm sido questionados, ao se considerarem aspectos observados na prática. Principalmente, a partir dos modernos estudos de economia comportamental, aponta-se que o homem se comporta de maneira enviesada e irracional, para tomar suas decisões. É infl uenciado por detalhes que podem levá-lo a fazer escolhas menos vantajosas, relacionadas ao seu dinheiro, e nem mesmo se dar conta disso. O efeito chamariz refere-se à infl uência que um item, a ser escolhido, exerce sobre aqueles que farão uma escolha, inclusive levando- os a tomar uma decisão que, anteriormente, era duvidosa, ou até mesmo a mudar uma escolha anterior. Esse efeito mostra como o homem cria falsas bases de comparação, para simplifi car um ambiente de escolha entre opções. O trabalho faz uma pesquisa sobre uma decisão de investimento, em que há duas situações, com a presença ou não de um chamariz, algo que pode infl uenciar a decisão fi nal dos investidores. Participaram da pesquisa 386 alunos de graduação do curso de Ciências Contábeis, de cinco universidades, do Distrito Federal. Os alunos foram considerados investidores capazes de analisar índices de liquidez e de julgar qual seria a melhor opção para investir. Viu-se que as pessoas se sentem incentivadas a investir em empresas nas quais foi criada uma falsa base de comparação, pela presença do chamariz. Esse efeito é observado com maior intensidade em alguns grupos específi cos de investidores. Sugere-se a elaboração de novas pesquisas na área, com o objetivo de observar esse efeito em outras situações e de divulgar o estudo das fi nanças comportamentais.

Palavras-chave


Finanças. Finanças comportamentais. Efeito chamariz.

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N1ART1130

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2