ALGUMAS EVIDÊNCIAS SOBRE O PAPEL DAS REDES DE RELACIONAMENTO E EMPREEENDEDORISMO NA INTERNACIONALIZAÇÃO DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS

Mohamed Amal, Alexandre Rocha Freitag Filho, Cristina Maria Schmitt Miranda

Resumo


A partir da abertura comercial no Brasil, iniciada nos anos 1990, as empresas nacionais começaram a competir fortemente com empresas estrangeiras, sendo necessária uma rápida modernização em suas estruturas para manterem-se no mercado. Logo percebeu-se a necessidade da internacionalização das empresas brasileiras como estratégia de crescimento e sustentabilidade de suas operações. Através de um estudo de caso, analisou-se o processo de internacionalização de duas médias empresas brasileiras, com o objetivo de compreender como a rede de relacionamento influenciou neste processo. Com este estudo, pode-se concluir que o papel empreendedor do proprietário da empresa e a cultura organizacional voltada para a internacionalização foram a chave que permitiu o sucesso do processo.As empresas se utilizaram de suas redes de relacionamento para internacionalizarem- se, sendo as redes uma base essencial que fomentou a internacionalização das empresas estudadas.

Palavras-chave


Empreendedorismo Internacional; Internacionalização; Pequenas e Médias Empresas; Redes de Relacionamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2008V7N1ART110

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Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2