INVESTIGANDO OS FATORES QUE INFLUENCIAM A ADOÇÃO DE HDTV NO BRASIL

Daniel da Hora Alves Lima, Luis Fernando Hor-Meyll, Jorge Brantes Ferreira, Jorge Ferreira da Silva

Resumo


Três anos depois do lançamento da TV digital no Brasil, sua penetração ainda é pequena. O consumidor de conteúdo em alta definição tem sido principalmente assinantes de TV paga, em geral famílias com renda elevada, mas potenciais formadores de opinião. Para identificar estímulos e barreiras à adoção da TV por assinatura em alta definição (HD), quinze potenciais usuários foram entrevistados. Em seguida, um survey foi conduzido em amostra de 348 assinantes de TV paga que não contratavam pacotes HD. Os dados foram tratados por técnicas de data mining e árvore de decisão, identificando-se a relação entre atributos do serviço de HD percebidos e a intenção de contratá-lo. Os resultados sugerem que a disponibilidade de conteúdo em HD, recursos percebidos, renda familiar e a percepção de facilidade de uso da tecnologia têm impacto significativo na intenção de adoção de um serviço por assinatura de HDTV.

Palavras-chave


: Comportamento do consumidor; difusão de inovações; barreiras à adoção; HDTV; inovadores

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.21714/1984-6975FACES2012V11N3ART1022

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Revista de Administração FACES Journal
ISSN 1984-6975 (online)
Classificação Qualis-CAPES - B2