PROVENTOS – A TEORIA DA SINALIZAÇÃO: VARIAÇÕES DE MERCADO

Autores

  • José de Pietro Neto
  • Roberto Frota Decourt
  • Oscar Claudino Galli

DOI:

https://doi.org/10.21714/1984-6975FACES2011V10N4ART1006

Palavras-chave:

Volatilidade. Política de dividendos. Teoria da sinalização. Dividendos.

Resumo

Esse trabalho testou a teoria da sinalização, por meio das notícias transmitidas aos investidores, referentes ao anúncio da distribuição de proventos, de 1998 a 2006, para as ações integrantes do Ibovespa, de janeiro a abril de 2006. Foram efetuados cálculos para verifi car a presença de retornos anormais, nas datas de anúncio da distribuição dos proventos. Foram realizados, também, testes adicionais nos dias próximos às datas de anúncio, numa janela de 11 dias, incluindo a data da divulgação do pagamento dos proventos, para buscar vazamento de informações e para verifi car a possibilidade de arbitragem na janela em estudo. Os testes realizados consideraram a presença de retornos anormais e acumulados, quando o mercado estava operando em níveis diferentes de volatilidade e de sentido de mercado, procurando verifi car se os investidores interpretaram e penalizaram o pagamento de dividendos de maneira simétrica às variações do mercado. Os resultados mostraram que os investidores reagem ao receber as informações.

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Publicado

30/12/11