Onde os Projetos Falham?

Manuel da Rocha Fiuza Branco Junior

Resumo


Diversos profissionais relatam dificuldades em coordenar adequadamente projetos sob sua responsabilidade. Muitos fatores que influenciam na Gestão de Projetos são causadores dessas dificuldades: falta de maturidade da organização para o tema, mudanças na orientação estratégica da empresa durante a implantação do projeto, não estabelecimento de metas adequadas, dificuldades na implantação de um Escritório de Gestão de Projetos (PMO – Project Management Office), falhas na condução da equipe de projeto e falta de motivação, são alguns exemplos. O presente artigo pretende apresentar alguns desses problemas, verificar o que recomenda a literatura técnica sobre o assunto e relatar a situação da maioria das organizações brasileiras sobre cada tópico.
Palavras-chave:


Palavras-chave


Gestão de Projetos, PMO, Planejamento Estratégico

Texto completo:

PDF

Referências


HAMEL, Gary e PRAHALAD, C. K. Competindo pelo Futuro: estratégias inovadoras para obter o controle do seu setor e criar os mercados de amanhã – 18ª Ed. Rio de Janeiro. Elsevier, 1995.

KERSNER, Harold. Gestão de Projetos: as melhores práticas – 2ª Ed. Porto Alegre. Bookman, 2006.

NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard passo-a-passo: elevando o desempenho e mantendo resultados – 1ª Ed. Rio de Janeiro. Qualitymark, 2005.

PMI, Project Management Institute. Um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos (guia PMBOK) – 4ª Ed. São Paulo. Saraiva, 2012.

PRADO, Darci dos Santos. Planejamento e controle de projetos – 3ª Ed. Belo Horizonte. Editora de Desenvolvimento Gerencial, 2001.

VARGAS, Ricardo Viana. Gerenciamento de projetos: estabelecendo diferenciais competitivos – 7ª Ed. Rio de Janeiro. Brasport, 2009.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.