PROPOSTA PARA O USO DO POLI(ETILENO TEREFTALATO GLICOL) - PETG EM COBERTURAS DE EDIFICAÇÕES: ANÁLISE TÉRMICA E MECÂNICA

Autores

  • ANDRÉ RICARDO DE SOUZA UNIVERSIDADE FUMEC
  • KÁSSIO ANDRÉ LACERDA UNIVERSIDADE FUMEC
  • JAMILE SALIM FUINA UNIVERSIDADE FUMEC

Palavras-chave:

Poli(Etileno Tereftalato Glicol). PETG. Coberturas Leves. Telhas Termoacusticas. Conforto Ambiental. Conforto Térmico.

Resumo

A cobertura é um elemento construtivo importante para o controle termoacústico no interior das edificações, sob essas demandas os empreendimentos que apresentam conforto térmico e utilizam a iluminação natural mostram-se mais eficientes no consumo de energia, recursos e na geração de emissões, aumentando a proteção ambiental. Neste trabalho avaliou -se uma solução de engenharia para confecção de telhas termoacústicas à base de Poli(etileno tereftalato glicol) - PETG. O trabalho investigou amostras comerciais do material adquirindo placas de 2 mm e 3 mm de espessura. Foi conduzido um arranjo experimental de caracterizações: física (densidade), físico-química (análise térmica), químicas (espectroscopia), micro e nanoestruturais (imagens obtidas por microscopia eletrônica), avaliações térmofísicas e mecânicas das amostras. Adicionalmente, foi avaliado o desempenho térmico por meio da determinação do valor da transmitância térmica em protótipo de uma cobertura padrão, conforme ABNT NBR 15220-2:2015 (ABNT, 2015), exemplo C.6. Os resultados obtidos para a transmitância térmica indicam que não houve alteração significativa com relação ao desempenho térmico quando comparado com o material e tipologia de referência, confirmando assim que o PETG é um material potencial que pode ser utilizado em coberturas de edificações.

Biografia do Autor

ANDRÉ RICARDO DE SOUZA, UNIVERSIDADE FUMEC

Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2003). Atuante nas áreas de arquitetura, urbanismo, engenharia civil, manutenções de edificações e equipamentos. Logística, planejamento, gestão, execução e coordenação de contratos. Autor de projetos arquitetônicos residenciais, comerciais, esportivos e de mobiliários residenciais e urbanos. Técnico de Edificações, especialista em Engenharia de Produção Civil, especialista em Gestão e Inovações Tecnológicas na Construção. mestre em Processos Construtivos, linha de pesquisa em materiais para construção civil.

KÁSSIO ANDRÉ LACERDA, UNIVERSIDADE FUMEC

Graduado em Química - Licenciatura Plena - pela Fundação Universidade de Itaúna (2002) e mestre em Ciência e Tecnologia das Radiações Minerais e Materiais pelo Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear/Comissão Nacional de Energia Nuclear - CDTN/CNEN, síntese e caracterização de biocerâmicas (2005), doutor em Engenharia de Materiais pela Rede Temática em Engenharia de Materiais - REDEMAT (UFOP - CETEC - UEMG) com ênfase em Compósitos (2010), Pós-doutor em Engenharia de materiais pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, processamento de blendas e polímeros, de origem sintética e natural (2012). Tem experiência na área de Química e Engenharia de Materiais, principalmente nos seguintes temas: Síntese e caracterização de biocerâmicas á base de hidroxiapatita com aplicações biomédicas. Síntese, caracterização, processamento de polímeros termoplásticos e termofixo para a produção de compósitos hierárquicos nanoestruturados (fibras de carbono, nanotubos de carbono, nanocristais, nanopartículas) com aplicações nas indústrias: aeroespacial, petroquímica, química, eletro-eletrônico, automotiva, naval, embalagens, têxteis e outros seguimentos. Atua com docente em instituições acadêmicas e de pesquisa nas áreas correlatas a Química, bem como em Ciência, Tecnologia e Engenharia de Materiais. Atualmente coordena o Curso de Engenharia Química da Universidade FUMEC.

 

JAMILE SALIM FUINA, UNIVERSIDADE FUMEC

Possui doutorado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestrado em Engenharia de Estruturas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001). Atualmente é professor da Universidade FUMEC. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Simulações e Métodos Numéricos Computacionais em Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: método de elementos finitos, programação orientada a objetos, análise não-linear, controle de deformações e contínuo de cosserat.

Downloads

Publicado

30/12/18

Edição

Seção

Artigos