LEVANTAMENTO E CARACTERIZAÇÃO DAS PATOLOGIAS DA CAPELA DO FUNDADOR DO MOSTEIRO DA BATALHA.

Autores

Palavras-chave:

Património, Mosteiro da Batalha, Inspeção, Patologias, Ensaios não destrutivos

Resumo

O Mosteiro de Santa Maria da Vitória, conhecido como Mosteiro da Batalha, é um dos mais belos exemplos de arquitetura em Portugal e na Europa, fazendo parte da lista do Património Mundial da UNESCO. A sua construção desenvolveu-se durante 150 anos, ao longo de diversas fases e composto por vários estilos: gótico, manuelino e renascentista. Foram feitas algumas alterações ao projeto inicial, resultando num grandioso e complexo Monástico que hoje inclui uma igreja, dois claustros com divisões anexas e dois panteões reais, a capela do fundador e as capelas imperfeitas.

O património construído reúne patologias e defeitos derivados da deterioração dos materiais, cargas repetidas, falta de manutenção e eventos excecionais. Dentro deste processo, as técnicas de inspeção e diagnóstico desempenham um papel importante, fornecendo informações e permitindo a definição de medidas de reparação adequadas.

Para iniciar este levantamento e caracterização das patologias foi realizado um estudo piloto sobre a Capela do Fundador, onde foi realizada uma inspeção visual detalhada e um conjunto de ensaios não destrutivos, recorrendo a termografia, ultrassons, esclerómetro e varrimento laser scanning.

Biografia do Autor

Florindo Gaspar, Instituto Politécnico de Leiria

Departamento de Engenharia Civil

Estruturas de Madeira e Alvenaria

Materiais de Construção

 

Downloads

Publicado

23/01/18

Edição

Seção

Artigos