O CONCEITO E AS PRÁTICAS DE BIM ENTRE OS DISCENTES DO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DA UFMG

Autores

  • Camila Dias Santos Calsavara
  • Sidnea Eliane Campos Ribeiro Universidade Federal de Minas Gerais/Professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia

Resumo

A Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modeling - BIM) representa um grande avanço e uma mudança de paradigmas para os setores de Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida entre os discentes do curso de Engenharia Civil da UFMG para diagnosticar o nível de compreensão do conceito BIM. Além disso verificou-se as iniciativas de implementação do ensino de BIM no contexto da graduação. É preponderante a atualização dos cursos e metodologias de ensino para a ampliação e o amadurecimento das experiências de ensino de BIM. Neste contexto, a avaliação da maturidade dos conceitos e práticas em BIM entre os alunos, insere-se como um dado importante à compreensão do cenário atual de ensino deste novo paradigma e das demandas de aprendizado na formação dos novos profissionais. Verificou-se que é grande a demanda entre os alunos e que iniciativas bem sucedidas já estão sendo empregadas no curso, mas que ainda é necessário ampliar as experiências para agilizar e amadurecer o ensino de BIM.

Downloads

Publicado

30/12/18

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)