EMPREENDEDORISMO VOLTADO AO MERCADO IMOBILIARIO Análise e Práticas da integração da Arquitetura e Real Estate

Luciana Barzi

Resumo


Esta pesquisa relaciona o produto imobiliário, aplicado a qualquer tipo de unidade imobiliária, objeto do mercado de venda e locação de imóveis e o processo do projeto, baseada nas práticas recentes de desenvolvimento de empreendimentos imobiliários. No início levanta o papel do planejamento técnico no mercado imobiliário, descrevendo os principais processos no desenvolvimento de um produto. Na sequencia, elenca os atores envolvidos neste processo e finalmente, descreve alguns exemplos de arquitetosempreendedores que se destacam no mercado imobiliário ao longo da história. A questão que se busca resposta é se ainda existe o estigma do arquiteto como empreendedor, bem como para uma análise sobre o desequilíbrio entre a técnica e o negócio e se este híbrido de funções influencia na formatação do produto imobiliário. Por fim, aborda a problemática da necessidade de maior profissionalização do incorporador imobiliário e integração entre os atores principais, contribuindo para uma aproximação crítica entre mercado e universidade.

Palavras-chave


Incorporação Imobiliária, Planejamento, Real Estate.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


INDEXADORES

diadorim sumarios

CONSTRUINDO

ISSN 2318-6127 (online)
ISSN 2175-7143 (impressa)
Faculdade de Engenharia e Arquitetura da Universidade FUMEC
Escola de Engenharia da UFMG
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto