A DIVULGAÇÃO DO CONCEITO BIM NO MEIO ACADÊMICO E O PROCESSO DE INCORPORAÇÃO PELAS UNIVERSIDADES E CENTROS UNIVERSITÁRIOS DE BELO HORIZONTE

Autores

  • Bernardo Jones Couto Salgado Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais
  • Daniel Vasconcelos Pomp Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Minas Gerais e bolsista da CAPES
  • Sidnea Eliane Campos Ribeiro Doutora. Professora do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

BIM, Modelo de Informação da Construção e Modelagem de Informação da Construção

Resumo

A criação de projetos de arquitetura e engenharia, além de muito requisitada, é de enorme importância para o desenvolvimento das sociedades em geral. Atualmente, existem poucos elementos tecnológicos que contribuem para o processo de desenvolvimento de projetos. Em vista disso, alguns sistemas colaborativos de gestão de projetos estão sendo criados, como exemplo o BIM- Building Information Modeling.  Esse sistema permite o gerenciamento da informação no ciclo de vida completo de um empreendimento de construção, através de um banco de informações inerentes a um projeto, integrado à modelagem em três dimensões. Em vista da grande importância em empreendimentos de construção civil, o presente artigo possibilita o entendimento da atual situação do uso do BIM em território nacional, através dos dados coletados por meio de questionários direcionados aos educadores das instituições de ensino, vinculados às áreas da Engenharia e Arquitetura de Belo Horizonte. E, a partir do levantamento, realizou-se uma análise detalhada sobre os resultados obtidos, a fim de conhecer o enfoque atribuído ao BIM nas Faculdades/Universidades, os benefícios, as possibilidades e as dificuldades apresentadas, além das expectativas para a incorporação desse conceito no meio acadêmico nos próximos anos.

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Publicado

10/11/14

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