Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Construindo busca atender a um amplo espectro de domínios de conhecimentos, perspectivas e questões da engenharia construtiva. Cuja missão é divulgar os trabalhos científicos na área sob forma de artigos científicos, oportuniza o reconhecimento dos autores pela comunidade científica.

O público alvo da Revista Construindo é composto por um estrato relevante da comunidade da engenharia são os engenheiros, professores, universitários, executivos, consultores, pesquisadores e trabalhadores interessados na construção civil.

FOCUS AND SCOPE

The Journal Construindo tries to address a broad spectrum of fields of knowledge, perspectives and issues of constructive engineering. whichmission is to promote scientific work in the area in the form of scientific articles, favors the recognition of authors by the scientific community.

The Journal's target audience Construindo consists of a material layer of the engineering community are engineers, teachers, students,executives, consultants, researchers and workers interested in construction.

 

Políticas de Seção

Editorial

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos artigos é feita por pares, pelo método Single Blind Review, onde cada artigo é avaliado por dois pareceristas especialista na área com titulação acadêmica. Por este sistema, os arquivos são avaliados sem a identificação de autoria dos artigos.

Avaliação

Os artigos submetidos à Revista CONSTRUINDO serão, preliminarmente, avaliados pelo Comitê Editorial. Estes se aprovados, seguirão o processo de avaliação que consta de uma análise avaliativa, por especialistas da área que detenham amplo conhecimento, nas áreas temáticas de publicação deste periódico. Não será identificado autoria, preservando os autores, filiação e identidade, em coerência à política de privacidade adotada, conforme o sistema do Blind Review. 

No processo de submissão, no item “Documentos Suplementares”, os autores anexarão a DECLARAÇÃO DE AUTORIA E RESPONSABILIDADE, termo obrigatório para avaliação do artigo. É de suma importância adequar o artigo submetido ao modelo de submissão da revista para começar o processo de avaliação do manuscrito.

Os artigos serão avaliados de, pelo menos, 2(dois) avaliadores pareceristas ad hoc obedecendo aos critérios propostos pela Revista CONSTRUINDO, para que possam fazer uma análise justa e equilibrada, notificando Inovação/relevância do tema, enquadramento do tema no âmbito do periódico e qualidade técnica/científica. O prazo para essa avaliação poderá durar até 30 (trinta) dias. Entretanto, o envio das avaliações aos autores poderá durar, em média, três (3) meses. 

Tramitando o artigo, após a avaliação dos pareceristas, o manuscrito será encaminhado, juntamente com o parecer, ao Editor Chefe que fará a distribuição, se aprovado, por área temática e comunicado aos autores. Após o artigo irá para edição para adequar ao padrão da revista e posteriormente ser publicado.

Artigos Aprovados

Caberá ao Comitê Editorial, deste periódico, a decisão final do aceite para publicação.  A aprovação para publicação dos artigos será baseada na originalidade, qualidade e mérito científico, por meio do sistema Single Blind Review.

Plágios

Pautada na ética e nas boas práticas da comunidade científica, todos os artigos submetidos ao periódico Construindo são verificados por softwares de plágio. Tal medida visa, assim, garantir a adequação às normas editoriais e a originalidade do trabalho. Caso seja identificada alguma inconformidade, a submissão será rejeitada e arquivada, e seus autores serão devidamente informados.

 

Periodicidade

A Revista Construindo é um periódico semestral da construção civil que circula no meio acadêmico e profissional desde 2009, ininterruptamente.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Buscando a divulgar conhecimento a seus leitores e inserindo a população na mestria da área da construção civil. Pretendendo, assim, divulgar novas tecnologias de construção às comunidades promovendo o processo de inclusão digital das populações.

Os usuários podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos, ou usá-los para qualquer outro objetivo legal, sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. Isso está de acordo com a definição de acesso aberto.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Custos de Submissão, Leitura e Download dos artigos

A Construindo não cobra taxa de editoração, Article Processing Charges (APC), encargos para a submissão ou para a publicação de artigos.