ACIDENTE DO VOO BE-548, UMA ANÁLISE DAS FALHAS SOB OS ASPECTOS DO CRM

CLÁUDIO HENRIQUE LYSARDO TEIXEIRA

Resumo


Este presente artigo faz uma análise do acidente com o voo BE-548, ocorrido em junho
de 1973, em Londres, com base na filosofia do CRM – Crew Resource Management.
Como uma das mais modernas filosofias de segurança de voo, o CRM está no foco
da aviação contemporânea e sua aplicação a estudos de caso possibilita o
entendimento de situações de risco ligadas ao fator humano e sua consequente
correção em situações futuras. Pretende-se esclarecer, desse modo, as falhas
comportamentais como principais causadoras do sinistro com o referido voo.
Baseando-se na literatura de CRM focada na identificação de fatores externos e
internos como influenciadores do comportamento e desempenho de uma tripulação,
o presente artigo traçará paralelos entre estes fatores e seus resultados na ação da
tripulação que resultou na tragédia. Ao longo do trabalho pode-se verificar a efetiva
inter-relação entre a não adoção de parâmetros de CRM – não existentes à época –
e a sequência de falhas que levou a emergência e consequente queda da aeronave.


Palavras-chave


Voo BE-548. CRM - Crew Resource Management. Fatores humanos.

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