O simulacro da performance esportiva nas páginas do Instagram: o tênis como um objeto-valor.

Cláudia Regina Garcia Vicentini, Suzana Helena Avelar, Regina Aparecida Sanches, Maria do Carmo Paulino Santos

Resumo


O presente artigo visa contribuir para alargar a compreensão dos fenômenos das mídias digitais e sua influência no comportamento dos indivíduos, especialmente no que diz respeito a aquisição e uso de calçados e vestuário. Neste estudo nos interessou estudar as performances esportivas de que se valem grandes marcas para veicular valores e tornaram-se desejadas e consumidas. Especificamente nos debruçamos sobre o lançamento do tênis Joyride fabricado pela empresa Nike, detentora de grande parte do mercado mundial de calçados esportivos, roupas e acessórios, a fim de verificar as estratégias enunciativas utilizadas pelo destinador-Nike, em sua página no instagram voltada para a prática de corrida, em que se criam simulacros de intimidade e se constroem, semioticamente, objetos-valor. Também foi objetivo de nosso estudar quais valores modais foram investidos no objeto a fim de consolidar o fazer persuasivo sobre o destinatário-atleta. Para isso utilizaremos o arcabouço teórico da Semiótica Discursiva e seus desdobramentos na Semiótica Plástica como ferramentas de análise das postagens sobre o tênis Nike Joyride no instagram a fim de tentar responder as questões levantadas na pesquisa.


Palavras-chave


semiótica; calçado, esporte; instagram

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