O culto ao corpo e a publicidade de moda na década de 1980

Autores

  • Débora Pires Teixeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Karolina Cabral Kosa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Academias de Ginástica, Mídia Impressa, Revista Desfile.

Resumo

O presente estudo buscou analisar peças publicitárias veiculadas em publicações femininas na década de 1980, diante das novas relações estabelecidas entre o corpo, a difusão das academias de ginástica, as transformações na silhueta feminina e sua influência na moda. Metodologicamente, constitui-se de um trabalho documental, na perspectiva qualitativa, no qual foram analisadas publicidades de moda presentes na revista Desfile da década de 1980. Os resultados evidenciaram o incentivo de práticas esportivas em atendimento a lógica da corpolatria, ideal presente na década de 1980.  Notou-se a perpetuação do visual esportivo em cenários descolados de suas práticas, sem o apagamento das marcas de feminilidade. Também foram percebidas diferenças entre as publicidades de marcas globais e locais, no que tange a existência de uma narrativa, bem como no acionamento de valores sociais característicos daquele período.

Biografia do Autor

Débora Pires Teixeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professora do Departamento de Economia Doméstica e Hotelaria, ministra disciplinas do Eixo de Indumentária do Curso de Licenciatura em Belas Artes da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Campus Seropédica/RJ.

Doutoranda em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa/MG.

Karolina Cabral Kosa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Licenciada em Belas Artes pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/RJ.

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Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos