O culto ao corpo e a publicidade de moda na década de 1980

Débora Pires Teixeira, Karolina Cabral Kosa

Resumo


O presente estudo buscou analisar peças publicitárias veiculadas em publicações femininas na década de 1980, diante das novas relações estabelecidas entre o corpo, a difusão das academias de ginástica, as transformações na silhueta feminina e sua influência na moda. Metodologicamente, constitui-se de um trabalho documental, na perspectiva qualitativa, no qual foram analisadas publicidades de moda presentes na revista Desfile da década de 1980. Os resultados evidenciaram o incentivo de práticas esportivas em atendimento a lógica da corpolatria, ideal presente na década de 1980.  Notou-se a perpetuação do visual esportivo em cenários descolados de suas práticas, sem o apagamento das marcas de feminilidade. Também foram percebidas diferenças entre as publicidades de marcas globais e locais, no que tange a existência de uma narrativa, bem como no acionamento de valores sociais característicos daquele período.


Palavras-chave


Academias de Ginástica, Mídia Impressa, Revista Desfile.

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