Gerontologia e vestuário: uma análise bibliométrica nos anais do Colóquio de Moda

Autores

  • Leticia Nardoni Marteli Universidade Estadual Paulista
  • Luis Carlos Paschoarelli Universidade Estadual Paulista
  • Paula da Cruz Landim Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

Idosos, Design Ergonômico, Produto de Moda

Resumo

O presente artigo apresenta resultados de um estudo bibliométrico acerca dos termos “idosos”, “terceira idade” e “envelhecimento” realizado nos anais do evento acadêmico científico Colóquio de Moda, abordando o período entre 2005 e 2017. O objetivo principal foi identificar o estado da arte acerca dos principais subtemas relacionados ao vestuário para idosos e discutir se os trabalhos mencionam conceitos éticos em pesquisa; e, identificar quantitativamente a produção científica no assunto, bem como as principais subáreas relacionadas às pessoas idosas e o vestuário, levantando dados metodológicos acerca da aplicação ética das pesquisas. O vestuário é um ramo da moda e deve ser projetado a partir dos princípios voltados a quem veste. Desta forma, no desenvolvimento de produtos para o público idoso, é necessário articular conhecimentos provenientes das áreas da gerontologia, ergonomia e novas tecnologias Os resultados apontam as principais necessidades dos indivíduos, possibilitando maior abrangência de pesquisas, uma vez que a não adaptação de produtos e serviços impostos por padrões sociais exclui o indivíduo ao consumo e o obriga a viver em um status de marginalização nos âmbitos sociais, econômicos e políticos.

Biografia do Autor

Leticia Nardoni Marteli, Universidade Estadual Paulista

Pós-graduanda em Design pela Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Luis Carlos Paschoarelli, Universidade Estadual Paulista

Professor Titular do Departamento de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Brasil.

Paula da Cruz Landim, Universidade Estadual Paulista

Professora Livre Docente de Design da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Bauru, estado de São Paulo, Bras

Downloads

Publicado

31/12/19

Edição

Seção

Artigos