Consumo de produtos de moda: uma análise da telenovela “Em Família” como divulgadora e incentivadora de tendências

Autores

  • Fabiano Eloy Atílio Batista

Palavras-chave:

Moda. Consumo. Telenovela.

Resumo

O presente artigo propõe uma compreensão do complexo fenômeno da moda enquanto geradora de consumo e formadora de identidade, a partir da análise da telenovela “Em Família”, vinculada no ano de 2005 pela Rede Globo de Televisão. Assim, buscamos demonstrar, analisar e compreender como as telenovelas, em especial a supracitada, se intercambia como forma de representar os anseios e os desejos da sociedade contemporânea. São abordadas, ao longo do artigo, presumíveis relações existentes entre a moda e a telenovela na sociedade e os aspectos culturais daí decorrentes, assim como a identificação do impacto que ambos desempenham na formação dos costumes e estilo de vida da sociedade e na formação das identidades de grupos sociais. Optou-se por uma abordagem qualitativa, de natureza descritiva (TRIVIÑOS, 1987). Os dados foram analisados pela perspectiva da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977). Enquanto conclusão pode-se perceber que a novela e a moda vêm contribuindo reciprocamente uma com o sucesso da outra, mostrando-se, assim, fortemente aliadas, tanto para construção das identidades dos sujeitos quanto para o consumo.

Biografia do Autor

Fabiano Eloy Atílio Batista

Mestre em Economia Doméstica (UFV); Especialista em Moda, Cultura de Moda e Arte (UFJF); Especialista em Televisão, Cinema e Mídias Digitais (UFJF); Design de Moda (Faculdade Estácio de Sá).

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Publicado

08/07/19

Edição

Seção

Artigos